Our Story
Nuno Velez Durão nasceu em Lisboa em 1974. Frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército para depois entrar na Escola de Artes Visuais António Arroio, onde aprendeu o ofício de Ourivesaria que exerceu durante dois anos.
Licenciou-se em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e durante esses anos executou vários trabalhos para os desfiles da dupla Alves/ Gonçalves e participou em vários concursos de novos designers, entre eles o Sangue Novo integrado na ModaLisboa e o Porto Fashion Awards.
O estágio da licenciatura foi feito no atelier dos designers Alves/ Gonçalves, onde exerceu funções de assistente até Outubro de 2013.
Paralelamente a este percurso profissional, desenvolve outros trabalhos dentro da área como: restauro de peças da coleção de Moda de Francisco Capelo, doada ao MUDE e figurinos para teatro como a peça “As Malditas” no Teatro Tivoli em Lisboa e para óperas como “Carmen” de Bizet, “Nabucco” de Verdi e “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, produzidas e encenadas pela Orquestra do Norte.
Os vestidos de noiva Nuno Velez, são outra das atividades desenvolvida pelo designer, procurando tornar esse dia ainda mais especial para as clientes que tem vindo a somar ao longo dos anos. Nesta atividade de confecção por medida, Nuno Velez dedica toda a sua atenção ao tratamento exclusivo e personalizado que confere a este tipo de trabalho o rigor e detalhe exigidos.
Em 2011, teve a oportunidade de colaborar no atelier do criador espanhol Lorenzo Caprile.
Como um complemento aos seus conhecimentos e experiência na moda, frequentou o curso “How to create your own Fashion Business” na emblemática Central Saint Martins College of Arts and Design em Londres.
Na sua estadia de seis anos em São Paulo, apresentou a sua colecção de noivas Nuno Velez Atelier & Brides no evento Bride Style, no Instituto Tomie Ohtake e em 2018 deu início à parceria Nuno Velez para Alexandrine da Maison Alexandrine.
De volta a Portugal em 2019, criou o festival de música erudita Sons com História em Castelo de Vide que já vai para a sua terceira edição. No mesmo ano teve a oportunidade de colaborar com a Carla Soveral no guarda-roupa da ópera “La Forza del Destino” de Verdi, no Teatro Nacional de São Carlos.
Em 2020 abriu o seu novo atelier em Lisboa e em 2021, como mais-valia para o seu trabalho, fez o workshop de técnicas de “couture” no Museu Balenciaga em Getária, Espanha.