top of page

Our 
Story

Nuno Velez Durão nasceu em Lisboa em 1974. Frequentou o Instituto Militar dos Pupilos do Exército para depois entrar na Escola de Artes Visuais António Arroio, onde aprendeu o ofício de Ourivesaria que exerceu durante dois anos.

 

Licenciou-se em Design de Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e durante esses anos executou vários trabalhos para os desfiles da dupla Alves/ Gonçalves e participou em vários concursos de novos designers, entre eles o Sangue Novo integrado na ModaLisboa e o Porto Fashion Awards.

 

O estágio da licenciatura foi feito no atelier dos designers Alves/ Gonçalves, onde exerceu funções de assistente até Outubro de 2013.

 

Paralelamente a este percurso profissional, desenvolve outros trabalhos dentro da área como: restauro de peças da coleção de Moda de Francisco Capelo, doada ao MUDE e figurinos para teatro como a peça “As Malditas” no Teatro Tivoli em Lisboa e para óperas como “Carmen” de Bizet, “Nabucco” de Verdi e “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, produzidas e encenadas pela Orquestra do Norte.

 

Os vestidos de noiva Nuno Velez, são outra das atividades desenvolvida pelo designer, tornando esse dia ainda mais especial para as clientes que tem vindo a somar ao longo dos anos. Nesta atividade de confecção por medida, Nuno Velez dedica toda a sua atenção ao tratamento exclusivo e personalizado que confere a este tipo de trabalho o rigor e detalhe exigidos.

 

Em 2011, teve a oportunidade de colaborar no atelier do criador espanhol Lorenzo Caprile.

 

Como um complemento aos seus conhecimentos e experiência na moda, frequentou o curso “How to create your own Fashion Business” na emblemática Central Saint Martins College of Arts and Design em Londres.

 

Na sua estadia de seis anos em São Paulo, apresentou a sua colecção de noivas Nuno Velez Atelier & Brides no evento Bride Style, no Instituto Tomie Ohtake e em 2018 deu início à parceria Nuno Velez para Alexandrine da Maison Alexandrine.

 

De volta a Portugal em 2019, criou o festival de música erudita Sons com História em Castelo de Vide que já vai para a sua terceira edição. No mesmo ano teve a oportunidade de colaborar com a Carla Soveral no guarda-roupa da ópera “La Forza del Destino” de Verdi, no Teatro Nacional de São Carlos.

 

Em 2020 abriu o seu novo atelier em Lisboa e em 2021, como mais-valia para o seu trabalho, fez o workshop de técnicas de “couture” no Museu Balenciaga em Getária, Espanha.

bottom of page